Como Criar um Blog de Sucesso 5 Dicas Essenciais [WordPress]

Como Criar um Blog 5 dicas

Quer Criar um Blog Mas não sabe Como?
Essas 5 Dicas vão trazer luz ao seu entendimento.

Como criar um blog? Por onde começar?!? Essa é uma dúvida comum para muitos, não se preocupe, leia este artigo até o fim e descubra de forma rápida e simples os 5 passos essenciais antes de criar seu blog.

As 5 Dicas Detalhadas para o Seu Blog que vamos tratar aqui:

  1. Como Evitar Esses Erros ao Criar seu Blog!
  2. Como escolher a Melhor Plataforma para o seu Blog. (Gratuita ou Particular)
  3. Ferramentas Indispensáveis para o Seu Blog.
  4. Como Integrar seu Blog com as Redes Sociais e Postar com 1 Clique! (Facebook, Google +, Twitter, Linkedin e Pintrest)
  5. Como Atrair Leitores para o Seu Blog.

Os maiores Erros ao Criar um Blog -Dica#1

Sou procurado por diversas pessoas para desenvolver uma análise de conteúdo e posicionamento de sites e blogs. Ao longo desses anos vi muitos erros que poderiam ser evitados, segue aqui 4 deles + dica extra:

1-Onde Hospedar Meu Blog? Plataformas Gratuitas ou Particular?

Pergunta que é ignorada por muitos que estão querendo criar o seu primeiro blog online! E porque essa é uma pergunta crucial.

Milhares de blogs são criados todos os dias, pra você ter uma ideia, em 2012 uma pesquisa feita pela Tecnorati disse que existem mais de 200 milhões de blogs no mundo, espalhados entre plataformas gratuitas e particulares (hospedagem paga seria a particular). O que chama atenção é que mais de 96,8% dos blogs que são feitos em serviços gratuitos, acabam sendo abandonados e desprezados, isso mesmo que você ouviu, apenas 3% desses blogs são atualizados e mantidos pelos seus idealizadores.

Quer saber mais? Desses 3% cerca de 27% acabam tendo que transferir todo o seu conteúdo e público para uma plataforma particular. (isso é uma dor de cabeça que nem da para descrever aqui…)

3-Quais são as Melhores Plataformas Gratuitas? Se você ainda quer ir por esse caminho.

Hoje existem centenas de plataformas “gratuitas” para criar o seu blog, caso queria optar por esse caminho, as maiores são:

  • Blooger.com que pertence ao Google.
  • WordPress.com da empresa Automatic.

Dentro dessas plataformas, você pode criar o seu blog seguindo os passos descritos por cada empresa.
Tenha em mente: O nome que você escolher para o seu blog dentro da plataforma gratuita não poderá ser transferido futuramente, a não ser que tenha adquirido previamente, além disso seu blog vai sempre levar o nome da empresa escolhida, pois será um subdomínio, vamos explicar no exemplo abaixo:

www[seublog].plataforma-gratuita.com seja esta qual for!
Se for o antigo blogspot, por exemplo, ficaria da seguinte forma: www[seublog].blogspot.com

Grátis nem sempre é a melhor opção, principalmente quando se trata de um blog onde existem hospedagens particular a partir de R$10, que lhe da oportunidade de expandir sem precisar perder todo o seu conteúdo e público em uma possível mudança de plataforma.

Veja por exemplo como seria o nome do seu blog caso este fosse hospedado de forma particular

www.seublog.com.br ou www.seublog.com (você pode ter ambos recommendado)

3-Não subestime o poder da internet ao criar o seu blog!

A internet tem conectado o globo através de uma tela, que cada vez fica mais acessível e móvel! Sendo assim não subestime o potencial da internet, pense bem antes de criar um site ou blog em plataformas “gratuitas” fica difícil para migrar sem danos no futuro.

4-Escolha bem a hospedagem do seu Blog

Escolha bem sua hospedagem! Seu projeto pode crescer mais rápido do que você imaginava e causar sérios transtornos, como limite de tráfego, péssimo desempenho do site ou blog e possível perca financeira, caso se trate de comércio eletrônico, famoso e-commerce. (esse é um bom problema não é? Se é que existe tal coisa…)

Dica extra: Já presenciei casos onde o proprietário de um site, se animou tanto com os resultados, que incrementou sua campanha de links patrocinados (PPC),
e se esqueceu das limitações da hospedagem! Resumindo enviou milhares de cliques para uma página com a seguinte mensagem: “Server Error…” traduzindo, erro no servidor. (prejuízo dobrado, dinheiro investido e clientes perdidos, horrível…)

A Melhor Plataforma para Criar Seu Blog – Dica#2

Não é mais nenhum segredo na web! Todos os que possuem blogs ou sites sabem que hoje não existe melhor CMS (gerenciador de conteúdo ou em inglês content management system) do que o WordPress!

O WordPress é o perfeito casamento entre a simplicidade de um documento Word com a tecnologia do iPhone. ( se é que você me entende…) Uma plataforma amigável, fácil de navegar onde você pode criar um blog com poucos cliques, sem exagero nenhum!

O WordPress é um sistema gratuito com uma comunidade gigantesca ao redor do mundo, veja o gráfico que compara as plataformas mais utilizadas para sites e blogs:

Como Criar um Blog WordPress Infografico

Caso você esteja se perguntando se está disponível em português a resposta é Sim : ). Você pode baixar e instalar o WordPress em português. (clique aqui para baixar agora)

Ferramentas Indispensáveis para seu WordPress Blog – Dica#3

A empresa do Matt Mullenweg, idealizador do WordPress e dono da Automatic, conseguiu desenvolver (junto com a comunidade worpress no mundo claro), uma ferramenta que tem muito mais qualidades do que defeitos, e uma delas são os “plug-ins” as ferramentas, se assim podemos chamar, que deixam esse CMS uma máquina de criar sites e blogs! Segue abaixo 4 dessas ferramentas + dica extra

  1. Primeira ferramenta ou Plug-in que você precisa ter em seu blog é o Jetpack (verdadeiro canivete suíço) repleto de ótimas funcionalidades, veja uma delas em vídeo na dica# 4.
  2. WordPress SEO by Yoast, se você quer ser encontrado nos buscadores como : Google, Yahoo e Bing, esse plug-in certamente vai te dar uma forcinha. (modéstia minha, esse plug-in é indispensável)
  3. W3 Total cache, esse plug-in foi desenvolvido para suprir uma das poucas carências que o WordPress tem: “Lentidão absurda”. Ótimo plug-in porém deve ser utilizado com cautela, pois trabalha diretamente com arquivo .htacess que pode facilmente tirar o seu blog do ar caso seja mal configurado. No entanto não aconselho ter um blog sem esse plug-in, ajuda muito no desempenho, isso é tudo hoje pois muitos navegam com internet lenta ainda no Brasil ou por dispositivos móveis, como celulares e tablets. Caso queira acelerar o seu blog e tenha dúvida clique aqui e entre em contato conosco podemos te ajudar com isso.
  4. Redirection, esse plug-in é super simples porem exerce uma funções essenciais! Por exemplo, para quem trabalha com mercado de afiliados e entende de otimização de sites esse plug-in é uma ótima ferramenta para utilizar em seus links!

Além disso este plug-in é altamente recomendado para corrigir páginas que foram alteradas e permaneceram indexadas no Google, se torando o clássico erro 404. (pode ver lista completa pelo Webmaster tools do Google)

Dica Extra Sobre Plug-ins: Não utilize muitos plug-ins em seu Site ou Blog, pois eles deixam o WordPress ainda mais lentos! Quanto menos plug-ins e Widgets (os acessórios do wordpress :), melhor desempenho o seu blog terá!

Como Integrar as Redes Sociais ao Seu Blog? – Dica#4

O plug-in da empresa Automatic, do Matt fundador do WordPress, o Jetpack faz isso muito bem!
Com o Jetpak você não só integra as redes sociais ao seu blog, para que os seus leitores possam curtir e compartilhar o seu conteúdo, como também você pode ramificar o seu conteúdo para todas as mídias sociais com apenas 1 clique!
Vou gravar um vídeo (gravado, assista abaixo) sobre como integrar o seu blog com as redes sócias, aguarde por novidades. (assine nossa lista para receber tudo por e-mail)

Como Atrair Leitores para o meu Blog? – Dica#5

Existem centenas de estratégias para atrair leitores para o seu blog, no entanto meu conselho é que você foque em algumas delas no início e depois vai aumentando e incrementando sua estratégia, vou deixar 3 delas + dica extra:

  1. Entregue conteúdo relevante sempre! Não economize, quanto mais rico for o conteúdo do seu blog, mais engajamento você terá com os leitores, mais credibilidade você vai conquistar no mercado, etc…
  2. Compartilhe esse conteúdo de forma inteligente! Com “Headlines” títulos que chame a atenção e vira lize esse conteúdo nas redes sociais e outros blogs. Para que isso aconteça, você realmente tem que entregar valor! Lembre-se existem milhares de blogs como o seu e sua missão é se diferenciar… Não existe melhor forma de fazer isso se não com conteúdo relevante ; )
  3. Procure colaborar em outros sites e blogs como colaborador, veja se na sua assinatura você pode inserir seu nome e o link do seu blog pessoal. Isso sem dúvida vai gerar autoridade para você e para o seu blog!

Dica extra: Caso tenha um canal no Youtube, sempre insira o link do seu blog na descrição do canal e na descrição do seus vídeos! É importante que seja um hiperlink, ou seja, um link ativo!
Você pode criar um hiperlink colocando as siglas http:// antes do www. essa é uma dica fundamental para o sucesso do seu blog!

Por hoje é só! Mas você pode baixar o PDF completo com todas a dicas para ler no tablet ou smartphone.
Ajude outros compartilhando essa postagem nas redes sociais ; )

Ajude a Compartilhar Agora...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestBuffer this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *